quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Como adiquirir velocidade em combate competitivo do Taekwondo e em outras Artes Marciais.

Obviamente é treinando bastante e estar em boa forma física com exercícios pliométricos.
Mas como adquirir velocidade?

Em primeiro lugar olhe em um espelho, o que você vai ver é a sua competicão. Observe suas posturas e como se movimenta, a partir daí diga pra você mesmo que vai ser o mais rápido em todos os seus movimentos. Eis aqui algumas de minhas maneiras de treinar meus alunos.

1. Velocidade de um chute:
será o tempo que gasta saindo do chão ou da posição de preparo até atingir o alvo. Esta força explosiva de um chute está toda no quadril que por sua vez depende dos múculos abdominais. Então sabendo disto fortaleça seu abdomem. Treine em saco de pancadas uma série do mesmo chute, 10 por exemplo e conte quantos chutes (corretos e completos) consegue fazer em um determinado tempo e vai diminuindo este tempo o melhor que puder. Com o passar do tempo vai aprimorando os seus chutes favoritos e misture na sequência que achar melhor, com no máximo 3 ou 4 chutes por vez, o motivo é que você nunca vai usar mais do que isto em uma competicão com um só adversário.
2. Contra atacar ou “Counter attack”:
Se você já tem sua velociddade de chute agora você tem que saber como contra atacar, este tipo de treinamento de reação pode ser feito com um parceiro e/ou com um equipamento qualquer sonoro, que é para ativar a sua reação de contra atacar. Por exemplo um sinalizador de tempo usado em boxe. Quando ouvir o sinal fará o chute ou leva um chute do seu parceiro e reaja com um contra ataque  e o treino será você diminuir o tempo de reação do contra ataque. Focar é a chave do treino.
3. Interceptar “Intercept”:
Isto foi o que Bruce Lee nos ensinou, INTERCEPTAR, isto é o último degrau de suas técnicas. Quando você conseguir ver a técnica do seu oponente antes dêle executa-la ou finaliza-la. você irá interceptá-lo com uma outra técnica e marcar seu ponto, ou seja acertar seu oponente antes que ele te acerte. Isto se treina observando como seu oponente se move, olhando nos olhos sempre e ver mentalmente qual a técnica que ele vai usar atravéz do movimento e expressão corporal do seu oponente. Exercícios de meditação também ajudam a desenvolver  abilidade de interceptar as técnicas do seu oponente.

Obs. O mesmo se aplica para as técnicas de mão. Bom proveito e bom treino!  Lembre-se do meu artigo anterior ATITUDE. Maiores detalhes nos meus seminários de competição. GM Starling. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário